Capa da Página A importância do aprender - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 24º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

09/08/2017 às 16:35h

A importância do aprender

Facebook
Taísa Torres

Essa é uma tarefa um pouco complicada para um professor, muitas vezes os alunos não têm consciência de que estudar e ir para a escola é importante e se os pais não ajudam os filhos, essa passa a ser uma função do professor. Por isso vamos te ajudar nessa tarefa um pouco complicada de como mostrar aos alunos a importância da aprendizagem.

A reforma do novo ensino médio está acontecendo em grande parte por esse motivo, existe uma grande evasão no ensino médio e os alunos não estão sabendo a importância da aprendizagem. Mostrar essa importância não é uma função do professor, mas se os pais e familiares não ajudam, os professores devem ajudar. Mas não são apenas os alunos do ensino médio que precisam entender e necessidade do estudo, as crianças também.

Quando um aluno sabe da importância da aprendizagem e do que ele está fazendo, fica muito mais fácil a convivência na escola. Não é complicado mostrar aos alunos a importância da aprendizagem, por isso veja algumas dicas que separamos, você vai conseguir fazer isso com bastante facilidade se seguir nossas dicas, então vamos lá!

Veja como mostrar aos alunos a importância da aprendizagem

Use filmes Quem não gosta de filmes? Pode ter certeza que seus alunos vão gostar de ter uma aula um pouco diferente, você vai conseguir prender a atenção deles e ainda passar uma mensagem muito boa. Mas é claro que não é qualquer filme que deve passar, os filmes devem tratar sobre esse assunto da importância da escola, existem vários nesse estilo como: Mentes perigosas; Coach Carter: Treino para a Vida; Preciosa – Uma história de esperança; O milagre de Anne Sullivan.

Debata sobre essa importância Use o filme como um tema de discussão e ajude seus alunos a entender a importância da aprendizagem, escute o que eles têm a dizer, veja o que acham da escola e se eles sabem mesmo a importância de estudar. Muitas vezes os alunos até sabem que é necessário ter um estudo, mas não se dedicam por ter dificuldade. Sua tarefa é entender o que está acontecendo para conseguir ajudar e fazer um debate é muito bom por isso.

Encontre formas de envolver

Se você souber o que os alunos gostam vai ficar mais fácil produzir algo bacana e que envolva os alunos. O debate vai ajudar nesse caso também, ele vai até oferecer estratégias novas, pois os alunos vão participar e dizer o que acham e o que querem ver na escola. A partir disso você já pode montar algo interessante e que chame atenção, mas lembre-se de não fazer isso sozinho, converse com os outros professores e tente criar uma dinâmica de aula diferente para todos os professores, algo mais envolvente.

Mostre a realidade

A verdade é que pessoas que não tem estudo não vão muito longe, não importa o que você deseja fazer, é necessário estudar e conhecer a área. Mostre exemplo de pessoas que são bem-sucedidas e que estão onde estão hoje por causa do seu estudo e do que lutaram para conseguir. O estudo é muito importante e você deve mostrar isso para os alunos, não importa a área que você deseja atuar, se você quer ser um empresário de sucesso, precisa entender de economia, precisa estudar muitas áreas para conseguir fazer o que deseja.

É assim com tudo, até mesmo as pessoas que hoje fazem sucesso na internet precisaram se dedicar, estudaram para isso, elas precisam entender sobre redes sociais, como alcançar mais pessoas, marketing e muitas outras coisas. Com um modelo, ator e artista é a mesma coisa, ninguém vai longe se não se dedicar e estudar, mostre para seus alunos isso.

Como falamos no início, não é fácil ter essa tarefa, mas existem formas de mostrar aos alunos a importância da aprendizagem, mostramos aqui algumas formas, mas existem muitas outras. Se você souber de uma forma que deu certo para você não deixe de compartilhar conosco e nossos leitores, vamos querer saber.

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: