Capa da Página Mudança de conhecimento - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

11/12/2017 às 14:10h

Mudança de conhecimento

Facebook

Com a evolução da sociedade suas demandas são alteradas. Por muitos anos os cursos superiores mais procurados no Brasil refletiam as necessidades sociais e suas demandas.

Mas os tempos vão mudando e uma guinada radical vai se notando. Recente pesquisa mostrou os cursos até hoje mais procurados no Brasil e projetou outros que serão os mais procurados no futuro. Nada que retire os atuais cursos do páreo.

Os mais procurados hoje:

  1. DIREITO: representante do tradicionalismo. Suas togas e poder sempre encantou a todos. A possibilidade de sucesso em concursos públicos sempre foi motivador da procura por este curso.

  2. ADMINISTRAÇÃO: o capitalismo e a vontade de monetização otimizada das empresas fez e fará manter a importância deste profissional.

  3. PSICOLOGIA: as vivências humanas sempre demandaram estes profissionais.

  4. EMFERMAGEM: a importância deste profissional em hospitais, laboratórios, consultórios e vários outros segmentos sempre importou no sucesso deste curso.

  5. ENGENHARIA CIVIL: devemos o crescimento dos grandes centros sociais a este importante personagem.

  6. EDUCAÇÃO FÍSICA: a preocupação com a saúde ainda manterá este profissional sempre em alta.

  7. FISIOTERAPIA: com a alteração os hábitos, especialmente no trabalho, este ramo que mesmo jovem no mundo acadêmico, tornou-se muito procurado nos últimos anos.

  8. PEDAGOGIA: não basta querer ensinar. Tem de saber como. Com a pedagogia formamos excelentes profissionais do ensino eficaz

  9. NUTRIÇÃO: pesquisas e desenvolvimento nos hábitos alimentares tanto o aspecto individual quanto em empresas de grande porte foram os motivos de crescimento deste curso.

  10. CIÊNCIAS CONTÁBEIS: a complexidade de nossas contas entre nós e com o Estado (governo) fez crescer a demanda dos contabilistas.

Nos próximos dez anos avalia-se que estes cursos serão os mais procurados:

  1. CIENTISTA DE DADOS: tende a agregar os matemáticos, tecnólogos de informação e engenheiros para otimizar soluções e linhas de produção das empresas.

  2. GESTOR DE MEIO AMBIENTE: a humanidade depende do meio ambiente. Este profissional contribuirá para a manutenção da natureza.

  3. DESENVOLVEDOR DE APLICATIVOS E SOFTWARES: fazemos tudo no celular atualmente. E os desenvolvedores são os capacitados a criar estas facilidades.

  4. BIOTECNÓLOGO: O profissional será responsável por manipular agentes biológicos, para desenvolver novos produtos, como alimentos e medicamentos, e garantir que processos como plantações, fiquem livres de agentes prejudiciais para o bem-estar próprio e da população.

  5. CONTROLADOR FINANCEIRO: Com as oscilações econômicas cada vez mais presentes à realidade do país, crescem as oportunidades para a posição de Controlador Financeiro nas organizações.

  6. MARKETING DIGITAL: Os cursos da área de comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Relações Públicas), estão atualizando sua grade para a atuação do profissional muito mais focada no digital.

  7. GESTOR DE CADEIA LOGÍSTICA: Novamente por conta das oscilações econômicas e políticas, empresas estão em busca de profissionais que fiquem à frente de seu processo logístico, otimizando sua cadeia de produção.

  8. ENGENHEIRO GENÉTICO:  O profissional, que pode trabalhar tanto em laboratórios como em empresas e instituições – das áreas de saúde e alimentícia –, fica responsável por produzir medicamentos, vacinas, sementes, alimentos e por analisar a cadeia de produção das organizações.

  9. AUDITOR: Os recentes escândalos políticos no Brasil, fizeram com que as empresas se atentassem ainda mais ao controle e vigilância da atuação de todas suas áreas.

  10. NUTRICIONISTA: O profissional da área foca na relação das pessoas com os alimentos, promovendo uma alimentação saudável e a longevidade da população a partir de práticas mais benéficas.

Agora é o momento dos jovens pensarem uma opção entre o tradicionalismo que sempre haverá de ter seu lugar no mercado e as novidades para atender as demandas da modernidade.

Por Ronaldo Galvão

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: