Capa da Página Um divertimento para os eleitores! - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 14º MIN 36º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

03/07/2019 às 20:12h

Um divertimento para os eleitores!

Facebook


Recomendo anotar a primeira resposta que vier em mente, depois veja as respostas!

  1. Uma caneta e um bloco custam 1,10 reais ao todo. A caneta custa um real a mais do que o bloco. Quanto custa o bloco?

  2. Se cinco máquinas demoram cinco minutos para fazer cinco peças, quanto tempo demorariam cem máquinas para fazer cem peças iguaizinhas?

  3. Em um lago, há um conjunto de flores aquáticas. Todos os dias, o conjunto dobra de tamanho. Se são necessários 48 dias para o conjunto cobrir todo o lago, quantos dias seriam necessários para que ele cobrisse metade do lago?

  4. Luis está olhando para Ana, mas Ana está olhando para Claudio. Luis é casado; Claudio não é. Há uma pessoa casada olhando para uma solteira?

  5. Temos 4 cartas sobre a mesa. Cada uma delas tem uma letra de um lado e um número do outro, conforme mostra a imagem abaixo. A regra é: se uma carta tem uma vogal de um de seus lados, terá um número par no verso. Quais cartas você deve virar para descobrir se esta regra é Verdadeira?














Respostas:

5 centavos. As respostas errôneas mais comuns são 10 centavos (erro matemático) ou 1,15 já que o cérebro, ainda que alerta para fazer a conta, assume que a caneta não pode custar mais do que o bloco. Mais de 45% erram esta pergunta.

2,5 minutos e não 100 minutos como grande parte das pessoas responde. Mais de 35% erram esta pergunta.

47 dias e não 24 dias. Se as flores dobram de tamanho a cada dia, no dia anterior elas tinham a metade do que terão hoje. Mais de 40% erram esta pergunta.

Evidentemente que sim, pois se Ana for solteira está sendo olhada por Luis que é casado. Porém se ela for casada, estará olhando para Claudio que é solteiro. Mais de 80% das pessoas que respondem a esta simples pergunta, não importa o QI, erram a resposta. A condição de que o status de Ana não é revelado sugere para a gente que não há informação suficiente e nosso sistema intuitivo nos leva a responder, sem pensar direito, que é impossível determinar se há uma pessoa casada olhando para uma solteira.

Cartas A e 5. Um acachapante 90% das pessoas erram a resposta. A maior parte escolhe a carta 8, quando o enunciado indica que "as vogais têm número par no verso", mas não fala nada sobre todos os números pares terem uma vogal do outro lado. Isso acontece por uma tendência irracional que o nosso cérebro tem em se focar em confirmar uma regra em vez de tentar mostrar quando ela é falsa. Este conceito é conhecido dentro da psicologia como viés de confirmação







Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: