Capa da Página Postos de saúde de todo Estado abrem neste sábado para vacinação contra a gripe - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

08/05/2015

Postos de saúde de todo Estado abrem neste sábado para vacinação contra a gripe

Facebook

Postos de saúde em todo Estado abrem neste sábado (9) para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A meta da campanha de vacinação é atingir 80% das 4,8 milhões de pessoas que compõem o grupo prioritário em Minas Gerais, protegendo quem tem mais riscos de desenvolver as formas graves da doença. A campanha vai até o dia 22 de maio e conta com um total de 5.500 postos de saúde fixos e volantes em todo o estado.

Devem receber a dose crianças na faixa a partir de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.

Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Nesse caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem ir aos postos em que estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização no período de campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Ação em Sabará
A partir das 9 horas deste sábado, o Dia D de vacinação contra a gripe, no município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte vai contar com disversas ações para chamar a atenção da população para a importância da vacina e os cuidados básicos para prevenir a doença.

A ação contará com as presenças do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos e do Prefeito de Sabará, Diógenes Gonçalves Fantini.

No Dia D, que acontece no Centro de Saúde Siderúrgica, localizado na Praça Luiz Ensch, no bairro Siderúrgica, diversas atividades serão promovidas em parceria com a prefeitura de Sabará, entre elas ginástica laboral, atrações infantis, acompanhamento com nutricionista e aferição de pressão.

Fonte: Hoje em Dia

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: