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18/11/2019 às 11:09h

Receita paga nesta segunda-feira 6º lote de restituição do Imposto de Renda

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Receita Federal deposita hoje o dinheiro referente à restituição do sexto lote do Imposto de Renda Pessoa Física, cuja consulta está disponível desde o último dia 8. O pagamento só está sendo feito nesta segunda-feira devido ao feriado último dia 15, que acabou postergando a devolução dos recursos aos contribuintes.

O lote que será quitado hoje contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

O crédito bancário para 1.365.366 contribuintes totaliza R$ 2,1 bilhões. Desse montante, R$ 207.186.130,72 são destinados a 5.270 idosos acima de 80 anos, 32.641 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.673 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 16.408 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, no serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. 

Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Aplicativo

A Receita disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações d[/TEXTO]o IRPF e à situação cadastral no CPF. Com esse aplicativo será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Prazo limite

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fiz[/TEXTO]er o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte: Hoje em Dia

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