Capa da Página Sistema do Detran-MG deve ser normalizado na terça para adoção da nova Placa Mercosul - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

18/02/2020 às 08:50h

Sistema do Detran-MG deve ser normalizado na terça para adoção da nova Placa Mercosul

Facebook

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) pretende retomar os emplacamentos na terça-feira (18) utilizando o novo modelo Placa Mercosul, que começou a vigorar na maioria dos estados do Brasil no fim de janeiro. Nesta segunda-feira (17), quando as novas placas começariam a ser usadas, o sistema do órgão ficou fora do ar para atualizações. A suspensão ocorreu porque, segundo a Polícia Civil, responsável pelo Detran, não foi possível atualizar a rede a tempo. Motoristas que tinham atendimentos marcados para o dia foram pegos de surpresa.O prazo final do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que coordena os Detrans de todo o país, para que a adequação esteja concluída é 2 de março.

Minas Gerais e Tocantins são os dois únicos estados que ainda não conseguiram colocar em prática as novas placas. Alagoas, Mato Grosso e Sergipe, que também haviam solicitado adiamento do prazo para usar o modelo, já colocaram a placa nova em circulação.

Na semana passada, o Detran havia informado que começaria a usar o modelo nesta segunda. Contudo, já na sexta-feira (14), os serviços tiveram que ser interrompidos para as mudanças na rede, que duraram o fim de semana.

O departamento informou que o credenciamento de parte das empresas estampadoras já foi publicado no Minas Gerais, diário oficial do Estado. Com isso, assim que a rede for atualizada, o novo emplacamento já pode ser feito.

A Placa Mercosul é obrigatória apenas para carros novos ou em caso de trocas, como mudança de município, danos à placa atual ou furtos. Motoristas que têm carro com a placa antiga não precisam ir até o departamento pedir a mudança.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, os prazos para as transferências de propriedade que venceram na sexta-feira (14) e segunda-feira (17) serão prorrogados pelo período equivalente da atualização do sistema, ou seja, dois e três dias, respectivamente.

Já os processos que haviam sido iniciados até quinta-feira (13), com a ficha de cadastro já emitida, poderão ser protocolados na Divisão de Registro de Veículos (DRV), em Belo Horizonte, ou Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), em municípios do interior.

Fonte: Hoje em Dia

Foto: Divulgação/Mercosul

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: