Capa da Página América tem mais de 76% de aproveitamento; Givanildo faz balanço positivo - Esporte - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 24º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Esporte

17/10/2015

América tem mais de 76% de aproveitamento; Givanildo faz balanço positivo

Facebook

O jogo deste sábado contra o ABC, às 16h30, no Frasqueirão, será o oitavo do América no esquema tático 3-5-2 nesta Série B. Nos sete anteriores, o retrospecto é positivo: cinco vitórias, um empate e uma derrota. O aproveitamento de mais de 76% fez o alviverde alcançar a terceira colocação do campeonato, com 51 pontos. Responsável pela mudança ocorrida na 24ª rodada – triunfo sobre o Sampaio Corrêa por 2 a 0, no Castelão (MA) –, o técnico Givanildo Oliveira disse que a equipe melhorou significativamente nos duelos posteriores.

"Esse negócio dos três zagueiros eu achei que era o momento, pois estávamos tomando muitos gols. E se você tem três zagueiros e com boas opções para sair pelos lados, a coisa funciona. Claro que existe o outro lado. Já aconteceu de eu atuar com três zagueiros e colocar mais um para segurar e a gente tomar o gol. É relativo. Mas, de modo geral, nós melhoramos. Tanto que a partir daquele jogo contra o Sampaio Corrêa nós aumentamos a média e subimos na classificação, mesmo tendo perdido alguns (jogos)", afirmou.

Antes de adotar o 3-5-2, o Coelho amargava sequência ruim no returno: um empate (Bahia) e três derrotas (Luverdense, Santa Cruz e Bragantino), com quatro gols a favor e sete contra. Givanildo, então, viu-se obrigado a tentar algo diferente. "O treinador está aqui para isso. Se as coisas não estão dando certo, ele faz alguma coisa e muda. E graças a Deus funcionou aqui no América".

O comandante lembrou ainda o título da Série C de 2009, quando o América conquistou nove vitórias, dois empates e perdeu três vezes. O "time-base" atuava com três defensores. "Nós fomos campeões com três zagueiros na Série C de 2009. Tínhamos volantes que sabiam jogar e alas que saíam muito. Depende bastante daquilo que você arma".

No 3-5-2 diante do ABC, o América está escalado com João Ricardo; André, Alison e Wesley Matos; Walber, Leandro Guerreiro, Tony, Mancini e Xavier; Marcelo Toscano e Richarlison. No esquema anterior, o 4-2-3-1, o time alviverde alcançou 50,7% de aproveitamento, com 10 vitórias, cinco empates e oito derrotas.

COELHO NO 3-5-2

Vitórias sobre...
Sampaio Corrêa (f) – 2 a 0
Náutico (c) – 2 a 1
Criciúma (c) – 2 a 1
Mogi Mirim (f) – 2 a 1 *
Macaé (c) – 1 a 0

Empate com...
Atlético-GO (f) – 1 a 1

Derrota para...
CRB (f) – 1 a 0

Gols marcados: 11
Gols sofridos: 4

Fonte: Super Esportes

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: