Capa da Página Campanha para doação de medula óssea reúne centenas de voluntários na FAPAM - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/11/2019 às 09:44h

Campanha para doação de medula óssea reúne centenas de voluntários na FAPAM

Facebook

Na manhã dessa terça-feira (19), os corredores da FAPAM – Faculdade de Pará de Minas ficaram lotados de pessoas interessadas em contribuir com a causa do garoto Gabriel, 14, que sofre de leucemia. A busca por um doador compatível mobilizou não só os pará-minenses, mas também diversos voluntários das cidades vizinhas como São José da Varginha, Pequi e Maravilhas, entre outras.

A reportagem do JC Notícias esteve presente e conversou com alguns voluntários que se dispuseram de seu tempo para testar a compatibilidade com o adolescente. A pará-minense Daniela Silva destaca como ficou sabendo da campanha e os motivos que a fizeram ir na FAPAM:

Clique e ouça Daniela Silva

Carlos Martins também compareceu na FAPAM. Ele comenta a importância de participar da campanha promovida em prol do garoto Gabriel:

Clique e ouça Carlos Martins

Elisângela Anjos participou da manhã de cadastro de voluntários. Ela relata a importância da doação de sangue e da mobilização popular:

Clique e ouça Elisangela Anjos

Nossa equipe conversou também com Ana Lúcia Fernandes, gerente administrativa do Hemominas de Belo Horizonte. Ela veio com sua equipe colher as amostras dos voluntários para os testes de compatibilidade. Em entrevista, ela destaca como foi a organização para captar o material dos voluntários:

Clique e ouça Ana Lúcia Fernandes

Por fim, a reportagem do JC Notícias conversou com Sílvia Sueli, uma das tias do garoto Gabriel. Ela agradece as inúmeras pessoas que se solidarizaram com a causa de seu sobrinho:

Clique e ouça Sílvia Sueli

A captação de sangue dos voluntários teve início às 10H e finalizou às 15H. No início, apenas 220 senhas foram disponibilizadas, mas como a demanda aumentou ao longo das horas de doação, o número subiu para 250. Os exames foram coletados e encaminhados para Belo Horizonte, onde será analisada a compatibilidade do material arrecadado com as características sanguíneas do garoto Gabriel.

Novas campanhas serão feitas, já que achar a compatibilidade sanguínea para transplante de medula óssea é muito rara. Segundo especialista, se encontra uma pessoa compatível em meio à 100 mil.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: