Capa da Página Com risco em barragens, moradores de Barão de Cocais e Itatiaiuçu são obrigados a deixar suas casas durante a madrugada - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

09/02/2019 às 08:00h

Com risco em barragens, moradores de Barão de Cocais e Itatiaiuçu são obrigados a deixar suas casas durante a madrugada

Facebook

Moradores de Barão de Cocais e Itatiaiuçu precisaram deixar suas casas às pressas na madrugada dessa sexta-feira (8). Isso por conta de duas barragens que apresentaram riscos. Exatamente duas semanas após o rompimento da barragem Mina do Feijão, da Vale, em Brumadinho.

Tanto em Barão de Cocais, na Região Central do Estado, quanto em Itatiaiuçu, Região Centro-Oeste do Estado, a Defesa Civil de Minas Gerais constatou risco de rompimento nível 2. A evacuação ocorreu como medida de segurança.

Em Barão de Cocais cerca de 500 pessoas das comunidades do Socorro, Tabuleiro e Piteiras tiveram que deixar suas casas. Por telefone, o fiscal de loja Isaque Soares de Jesus (28) conversou com a reportagem do JC Notícias e contou como estava a situação da cidade na manhã dessa sexta-feira (9):

Clique e ouça Isaque de Jesus

Os moradores da cidade de Itatiaiuçu passaram pelo mesmo susto e também deixaram suas casas às pressas, como relata a jornalista Mariana Santos:

Clique e ouça Mariana Santos

Por meio de nota, a Vale, responsável pela barragem de Barão de Cocais, informou que a decisão foi preventiva e acontece após a consultoria internacional Walm se negar a conceder uma declaração de Condição de Estabilidade à estrutura da mina Gongo Soco.

Também por meio de nota, a Defesa Civil de Itatiaiuçu informou ter sido procurada na noite de quinta-feira pela ArcelorMittal que comunicou uma ação preventiva da empresa que vai realizar novos testes de acordo com as novas regras do Estado e da União.

Ainda hoje traremos mais detalhes sobre a evacuação de moradores vizinhos da Mineradora Arcelormital, em Itatiaiuçu.

Por Samuel Ramos


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: