Capa da Página - Contabilista explica alterações promovidas aos Microempreendedores Individuais - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

14/08/2019 às 09:50h

Contabilista explica alterações promovidas aos Microempreendedores Individuais

Facebook

O MEI – Microempreendedor Individual é um programa do Governo Federal em parceria com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – que visa estimular a criação de registros jurídicos para trabalhadores autônomos, em sua maioria, prestadores de serviço.

Em 2019, uma nova categoria foi admitida pelo MEI: a dos motoristas de aplicativo. Em contrapartida, devido a algumas mudanças, muitas outras áreas foram excluídas do programa. Nesse cenário, a reportagem do JC Notícias conversou com o contador Mário Martins Jacinto.

Em entrevista, ele explica a inserção dos motoristas por aplicativo no MEI e a exclusão de outras categorias:

Clique e ouça Mário Martins

Mário Martins destaca também que há muitas categorias para diversas áreas. Ele ressalta ainda a vantagem em ser um microempreendedor individual:

Clique e ouça Mário Martins

Ao optar pelo MEI, o profissional passa a contribuir para o INSS, com alíquota de 5% sobre o valor do salário-mínimo. Além disso, deve pagar o ISS para o município, no caso de atividades de prestação de serviços.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: