Capa da Página Dia 18 de maio: data marca os desafios da luta antimanicomial - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 11º MIN 35º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

18/05/2019 às 09:00h

Dia 18 de maio: data marca os desafios da luta antimanicomial

Facebook

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Essa data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o congresso de trabalhadores de serviços de saúde mental, deu visibilidade ao movimento, inaugurando uma nova trajetória da proposta de reforma psiquiátrica brasileira.

Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da atenção à saúde mental, mas, principalmente, questionar as relações de exclusão social que culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais e uso abusivo de drogas”.

Nesse cenário, a reportagem do JC Notícias conversou com Marina Saraiva, coordenadora da saúde mental em Pará de Minas. Em entrevista, ela explica a importância do movimento antimanicomial:

Clique e ouça Marina Saraiva

Marina comenta também sobre a existência e atuação de hospitais psiquiátricos nos dias de hoje:

Clique e ouça Marina Saraiva

Além de Pará de Minas, outras cidades brasileiras também promovem ações de conscientização da luta antimanicomial, como passeatas, peças teatrais em praça pública e a mobilização da sociedade por meio de campanhas educativas nos mais diversos tipos de mídias.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: