Capa da Página - Dia da Consciência Negra é lembrado em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

21/11/2019 às 09:16h

Dia da Consciência Negra é lembrado em Pará de Minas

Facebook

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro,em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos que conseguiam fugir da escravidão.

A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos, na constituição e na construção da sociedade brasileira. Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros.

A reportagem do JC Notícias esteve no centro de Pará de Minas, na Praça Padre José Pereira Coelho e conversou com Walmir José Costa Diniz, presidente do instituto Mbari, o qual falou a respeito das comemorações que estão sendo feitas no município durante a semana:

Clique e ouça Walmir José

O presidente do Mbari fala a respeito das pessoas que participam do instituto:

Clique e ouça Walmir José

Em 1695, com 40 anos, Zumbi dos Palmares foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. O líder dos negros foi decapitado e sua cabeça levada para Recife, onde ficou exposta em praça pública.

O Dia da Consciência Negra não se constitui feriado nacional, mas estadual e, em mais de mil cidades, é considerado feriado municipal.

Igor Araújo


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: