Capa da Página Dirigente da ArcelorMittal esclarece risco de rompimento em barragem de Itatiaiuçu - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

09/02/2019 às 08:00h

Dirigente da ArcelorMittal esclarece risco de rompimento em barragem de Itatiaiuçu

Facebook

Moradores do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, região Centro-Oeste de Minas, foram retirados de suas casas na madrugada dessa sexta-feira (8). Ao todo, cerca de 200 pessoas foram levadas para um hotel na cidade vizinha, Itaúna.

De acordo com a Polícia Militar da cidade, o pedido de apoio da retirada veio da Defesa Civil, que alertou para o risco de rompimento da barragem da Mina de Serra Azul, pertencente a mineradora ArcelorMittal. O povoado de Pinheiros fica cerca de 5 quilômetros da estrutura de rejeitos.

Após o susto, ainda na manhã de ontem, dirigentes da empresa conversaram com a imprensa regional e deram esclarecimentos quanto ao possível rompimento da barragem em Itatiaiuçu. De acordo com o diretor executivo do setor de mineração brasileira da empresa, Sebastião Costa Filho, o alerta foi dado após análises feitas na estrutura, que acusaram o risco:

Clique e ouça Sebastião Costa Filho

Sebastião explica os motivos em alertar a população que vive próximo à barragem da mina de Serra Azul:

Clique e ouça Sebastião Costa Filho

O diretor executivo da ArcelorMital no Brasil ressalta ainda como está a estrutura da barragem e qual o respaldo que a empresa dará às famílias que saíram de suas casas:

Clique e ouça Sebastião Costa Filho

A ArcelorMittal não deu um prazo concreto para que as famílias da comunidade de Pinheiros possam retornar às suas residências. Enquanto houver a impossibilidade, as pessoas vão ficar hospedadas em um hotel de Itaúna, com os custos bancados pela empresa.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: