Capa da Página Eleitores que não votaram nas últimas eleições devem ir ao cartório para regularizar situação do título eleitoral - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/04/2019 às 10:48h

Eleitores que não votaram nas últimas eleições devem ir ao cartório para regularizar situação do título eleitoral

Facebook

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nas últimas três eleições ainda podem regularizar a situação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, mais de 2,6 milhões de pessoas estão em situação irregular.

De acordo com o Tribunal, quem não acertar contas com a Justiça Eleitoral pode ter o título cancelado. Ainda segundo o TSE, são incluídas eleições regulares e suplementares e que cada turno é considerado uma eleição.

Nesse cenário, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com Luís Antônio Gabriel, chefe da 202ª (ducentésima) zona eleitoral, sediada em Pará de Minas. Em entrevista, ele explica como as pessoas devem proceder para regularizar o título eleitoral:

Clique e ouça Luís Antônio Gabriel:

Luís informa também quais restrições os eleitores podem estar sujeitos caso não regularizem sua situação perante a Justiça Eleitoral:

Clique e ouça Luís Antônio Gabriel:

O chefe do cartório de Pará de Minas ressalta ainda como é o procedimento para a regularização dos títulos eleitorais:

Clique e ouça Luís Antônio Gabriel:

Como dito na reportagem, quem estiver em situação irregular terá de pagar uma multa no valor de R$ 3,50. Depois precisa ir ao cartório eleitoral e apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor, se ainda o possuir.

Também é possível fazer o processo pela internet, no portal do TSE, na opção quitação de multas. Ainda assim, é preciso levar a documentação ao cartório eleitoral.

Em Pará de Minas, a sede da Justiça Eleitoral fica na Rua Francisco Sales, nº08, Centro. Para mais informações, ligue: (37) 3232-2349. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 12H às 18H.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: