Capa da Página Igreja Católica celebra 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 34º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

12/10/2017 às 08:18h

Igreja Católica celebra 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

Facebook


Três séculos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida se completam hoje, 12 de outubro. Durante todo este tempo, a santa que teve sua imagem encontrada nas águas do Rio Paraíba em 1717 representa um sinal de unidade e proteção para todos os brasileiros e, por isso, é considerada a padroeira e rainha do Brasil.

Sua representatividade para o povo tupiniquim é tamanha, que o dia que marca seu achado se tornou feriado para os fiéis professarem a sua fé. Muitos até utilizam esse dia para se deslocarem de suas cidades natais rumo à cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, onde há a segunda maior estrutura católica do mundo, ficando atrás apenas da basílica de São Pedro, no Vaticano.

Então, para dar mais detalhes sobre Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a reportagem do JC Notícias conversou com o Padre Charley Marcelino da Silva, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Ele destaca os 300 anos de achado da imagem da santa e sua história:

Clique e ouça Padre Charley Marcelino

Padre Charley fala ainda dos motivos que fazem de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil:

Clique e ouça Padre Charley Marcelino

Muitos desconhecem o fato de que a imagem original encontrada no Rio Paraíba, por meio de um ato de vandalismo, foi quebrada. A maioria dos fragmentos foram reunidos e utilizados na fabricação de uma nova imagem, mas há alguns que estão em outras três estátuas e uma delas está em Pará de Minas, como conta Padre Charley:

Clique e ouça Padre Charley Marcelino

Enquanto nossa equipe fazia a reportagem com Padre Charley, encontramos a dona de casa, Rosilda Aparecida, que tem verdadeira devoção em Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Sua fé é tamanha na santa, que fez dela madrinha de consagração de seu filho. Ela conta as experiências de proteção que já teve com a padroeira do Brasil:

Clique e ouça Rosilda Aparecida

Após o relato, Rosilda destaca que teve um mau pressentimento com seu filho e pediu proteção imediatamente à santa:

Clique e ouça Rosilda Aparecida

As paróquias de Nossa Senhora da Piedade e de São Francisco terão celebrações eucarísticas em homenagem à Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, uma missa se iniciou às 7h e outra começará 19h; também terá às 15h na igreja de Santa Luzia. Já na Matriz de São Francisco serão realizadas duas missas, às 9h e 19h, sendo a primeira dedicada às crianças.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: