Capa da Página Má qualidade de vida responde por mais da metade dos casos de câncer no Brasil - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

18/04/2019 às 08:15h

Má qualidade de vida responde por mais da metade dos casos de câncer no Brasil

Facebook

Um terço das mortes causadas por 20 tipos de câncer no Brasil poderia ser evitado com mudanças no estilo vida. Tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso, alimentação não saudável e falta de atividade física são fatores de risco associados a 114 mil casos da doença (27% do total) e 63 mil mortes (34% do total) por ano no Brasil.

Os dados, publicados na revista Cancer Epidemiology, fazem parte de um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com o médico oncologista da ACCCOM – Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas, Dr. Claudemiro Pereira Neto. Em entrevista, ele comenta os resultados da pesquisa e as causas do câncer na sociedade moderna:

Clique e ouça Dr. Claudemiro

Dr. Claudemiro ressalta a importância das pessoas terem um estilo de vida mais saudável:

Clique e ouça Dr. Claudemiro

O médico oncologista explica ainda que os vícios, como o cigarro, por exemplo, são os principais fatores para o surgimento de diversos tipos de câncer:

Clique e ouça Dr. Claudemiro

Estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que, em 2025, os casos de câncer cresçam em até 50% no Brasil em decorrência do aumento e do envelhecimento da população. Atualmente, a doença é a segunda causa de morte no país.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: