Capa da Página Moradores de Carioca protestam contra o fechamento da Escola Cândida Alvarenga Mendonça - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/11/2019 às 09:13h

Moradores de Carioca protestam contra o fechamento da Escola Cândida Alvarenga Mendonça

Facebook

Moradores do Distrito de Carioca, zona rural de Pará de Minas fizeram um protesto com cartazes e faixas na tarde dessa terça-feira (19), contra o fechamento da Escola Estadual Cândida Alvarenga Mendonça. Parte dos funcionários da instituição de ensino participaram da manifestação.

A mobilização se iniciou após, pais de alunos receberem a informação sobre a intenção do Governo de Minas Gerais em fechar a escola que existe há quase 90 anos. Diante da situação, a comunidade escolar, através de moradores e até funcionários fizeram um abaixo-assinado para impedir o fechamento da instituição de ensino, que chegou até a ser reformada recentemente pelo Estado.

A alternativa que as crianças teriam é a transferência para escolas de comunidades vizinhas, como por exemplo, no Distrito de Torneiros. O abaixo-assinado na tentativa de convencer o Governo de Minas Gerais de manter a escola já colheu mais de mil assinaturas. Para a jovem Liliane, o prejuízo será dobrado caso a instituição feche a partir do ano que vem, já que ela trabalha e tem filhos que estudam no local:

Clique e ouça Liliane Martins

Fátima Lopes Carvalho estudou e tem filha que estuda na escola. Para ela o fechamento da instituição seria o fim do Distrito:

Clique e ouça Fátima Lopes

Os estudantes também participaram do protesto e são contrários ao fechamento da escola, como é o caso da jovem Suélen Vitória, de 14 anos:

Clique e ouça Suélen Vitória

Valéria Henriques de Faria, mãe de aluna da escola explica que recentemente um projeto importante começou a ser desenvolvido na instituição para os educadores, porém se ela fechar, a comunidade vai ser prejudicada:

Clique e ouça Valéria Henriques

O vereador Rodrigo Alves Meneses (MDB) está apoiando a população de Carioca para tentar reverter a situação. Ele critica novamente o governador Romeu Zema (NOVO):

Clique e ouça Rodrigo Alves

Após o protesto, moradores e o vereador prometem seguir nos próximos dias para a Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, em busca de tentar convencer a Secretaria de Estado e Educação e o governador de Minas, Romeu Zema a não fechar a Escola Estadual Cândida Alvarenga Mendonça.

A SRE – Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas através de sua superintendente Tânia Morato não vai se pronunciar neste momento sobre assunto, ficando de marcar uma entrevista coletiva com a imprensa.

Por Sérgio Viana


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: