Capa da Página No dia mundial do consumidor, entenda como agem o PROCON e o Código de Defesa do Comprador - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/03/2019 às 08:00h

No dia mundial do consumidor, entenda como agem o PROCON e o Código de Defesa do Comprador

Facebook

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito na mesma data, no ano de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Ele é o que garante que as empresas e corporações sigam determinadas regras no tratamento ao cliente, como a criação de um canal direto entre comprador e vendedor, por exemplo.

Nesse cenário, nossa reportagem conversou com Bruno Souza, coordenador do PROCON de Pará de Minas, órgão que defende o consumidor. Em entrevista, ele comenta como o cliente pode reivindicar seus direitos:

Clique e ouça Bruno Souza



Bruno explica a importância do consumidor conhecer o conteúdo do Código de Defesa e entender quais são seus direitos e deveres. Ele ainda ressalta como as empresas, no geral, agem com os clientes atualmente:

Clique e ouça Bruno Souza



O consumidor que, por ventura, tenha alguma dúvida ou deseja solicitar os serviços do PROCON de Pará de Minas, pode ligar no órgão pelos telefones: (37) 3231-9292 ou 3231-9226. Há ainda os canais virtuais de atendimento como o WhatsApp, pelo número (37) 9 9823-0169; e o e-mail: procon@parademinas.gov.br

A sede do PROCON de Pará de Minas está localizada em uma sala anexa ao SINE – Sistema Nacional de Empregos, que fica na rua Alferes Esteves, 95, Centro.

Por Henrique Silva

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: