Capa da Página Novos barbeiros que transmitem doença de Chagas são encontrados em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 33º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

11/01/2019 às 08:39h

Novos barbeiros que transmitem doença de Chagas são encontrados em Pará de Minas

Facebook

No fim do ano passado, a notícia sobre a presença de barbeiros com o transmissor da doença de Chagas assustou os moradores da Matinha e também a população pará-minense. Naquela época, exames foram realizados nos animais e nos moradores da casa onde os insetos foram encontrados, contudo não houve contaminação de nenhum ser humano.

Já em 2019, novos barbeiros contendo o protozoário Tripanossoma Cruzi foram encontrados, dessa vez no distrito de Bom Jesus do Pará, também conhecido como Ascensão. Em entrevista ao JC Notícias, o biólogo responsável pela fiscalização da cidade, Adelmo Lemos, explica como os insetos foram encontrados na localidade:

Clique e ouça Adelmo Lemos

Adelmo informa também quais foram as situações que propiciaram o surgimento dos barbeiros:

Clique e ouça Adelmo Lemos

O biólogo do Centro de Controle de Zoonoses destaca também o tratamento que é dado pelo SUS para os casos confirmados de Doença de Chagas:

Clique e ouça Adelmo Lemos

As amostras, colhidas nas pessoas que residem na casa onde foram encontrados os barbeiros no distrito de Ascensão, vão ser encaminhadas para a FUNED – Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, onde passarão por análises. Se for confirmado algum caso de contaminação, o indivíduo que entrou em contato com o protozoário passará por tratamento para a eliminação do mesmo.

Por Henrique Silva



Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: