Capa da Página Pará de Minas completa hoje 160 anos com vários eventos e shows na cidade - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/09/2019 às 08:17h

Pará de Minas completa hoje 160 anos com vários eventos e shows na cidade

Facebook

Há 160 anos nascia a cidade rainha, vestida de verde, do verde das serras, doiradas de sol. Foi às margens do Ribeirão Paciência, ao longo de uma das trilhas das bandeiras paulistas que buscavam o ouro das minas de Pitangui. Primeiro foi chamada de Arraial do Patafufo, em homenagem ao mercador português Manuel Batista, responsável por erguer uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade.

De arraial passou a ser vila, a Vila do Pará. Em seguida, depois de algum tempo a comunidade foi elevada à categoria de cidade, que se tornou Pará de Minas, em 1921. Atualmente, com mais de 90 mil habitantes, o município continua crescendo e aumentando sua rica história, se tornando cada vez mais conhecida no cenário estadual.

Para homenagear mais uma vez a cidade, que completa seus 160 anos de emancipação político-administrativa, nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, a prefeitura realiza várias atividades especiais voltadas para a população. A programação começou agora pouco às 7h, com Celebração Eucarística em ação de graças no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Ás 8h, terá Sessão Cívica na Praça Melo Viana. Em seguida, às 8h30 ocorrerá o desfile de escolas e entidades, na Rua Benedito Valadares. Às 10h ocorrerão homenagens na Câmara Municipal. A programação do aniversário da cidade, nesta sexta-feira (20), fecha às 20h, na Praça Torquato de Almeida, com shows gratuitos para a população. Vão se apresentar a banda Os Mísseis, além dos cantores João Paulo Moreira e Adriano Oliveira.

A segurança do evento será feita por uma equipe contratada e pela Polícia Militar. A Praça Torquato de Almeida foi fechada e terá três entradas. Todas as pessoas serão revistadas e não será permitido entrar com garrafas de vidro no local, como explica o coordenador de segurança, Vicente Cardoso:

Clique e ouça Vicente Cardoso

Tenente Salomão Rodrigo, oficial da 19ª Companhia Independente fala sobre a presença da Polícia Militar dentro e nos arredores da Praça Torquato de Almeida:

Clique e ouça Tenente Salomão

A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas comparecem ao evento a cada dia. Amanhã (21) se apresentam Willy e Ney, Mary Lopes, Marcos Motta, além do conhecido nacionalmente, Marcelinho de Lima. No domingo (22), para encerrar a festa, vão se apresentar Ronan Araújo, Todim Xavier, Edmar e Josimar e Danilo Reis e Rafael.

Por Sérgio Viana


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: