Capa da Página Pesquisa aponta que um em cada cinco motoristas dirige e usa o celular ao mesmo tempo - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/06/2019 às 09:00h

Pesquisa aponta que um em cada cinco motoristas dirige e usa o celular ao mesmo tempo

Facebook

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que um em cada cinco brasileiros admite usar o celular enquanto dirige. O levantamento ouviu mais de 52 mil pessoas entre fevereiro e dezembro de 2018. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), usar celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes e digitar mensagem reduz muito o tempo de reação.

Nesse cenário, a reportagem do JC Notícias conversou com o delegado do Detran de Pará de Minas, Carlos Henrique Gomes Bueno. Em entrevista, ele comenta os malefícios de se dirigir prestando atenção no celular e não no trânsito:

Clique e ouça Carlos Henrique Bueno

Carlos Henrique destaca também as punições para quem comete esse tipo de infração:

Clique e ouça Carlos Henrique Bueno

Até 2016, dirigir usando o celular era uma infração média, mas a quantidade de acidentes levou à alteração do Código de Trânsito Brasileiro e agora a infração é gravíssima. O descumprimento da norma representa perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

De janeiro a março deste ano, foram 372,3 mil multas em todo o Brasil. O crescimento foi de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 300.087 multas. Os dados são do Denatran.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: