Capa da Página Prefeito anuncia volta dos exames de mamografia em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

22/10/2019 às 09:16h

Prefeito anuncia volta dos exames de mamografia em Pará de Minas

Facebook

O prefeito Elias Diniz (PSD) anunciou na tarde dessa segunda-feira (21), que em breve voltarão a ser realizados os exames de mamografia em Pará de Minas. A expectativa do chefe do executivo é de que o mamógrafo digital que será alugado chegue na cidade em no máximo 30 dias.

Há muito tempo, as mulheres de Pará de Minas que são usuárias do Sistema Único de Saúde – SUS aguardavam por essa notícia. Atualmente quem necessita fazer o exame de mamografia têm que se deslocar até a cidade de Brumadinho para passar pelo procedimento. A reportagem do JC Notícias já recebeu várias reclamações de pacientes que reclamavam da longa viagem e dos riscos nas estradas.

Outro problema era a demora em obter o serviço, que chegava a seis meses, dependendo da quantidade de pessoas que estavam na fila de espera. Mas parece que uma solução foi encontrada pela Prefeitura de Pará de Minas, e em breve as mulheres poderão fazer os exames de mamografia dentro do município, como afirma o prefeito Elias Diniz, em entrevista ao JC Notícias:

Clique e ouça Elias Diniz



Elias explica que a princípio o mamógrafo digital ficará no CASMUC – Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, localizado na Rua Nossa Senhora das Graças, região central da cidade. Ainda segundo ele, assim que o AME – Ambulatório Médico de Especialidades estiver pronto no bairro Senador Valadares, os exames serão feitos neste novo prédio:

Clique e ouça Elias Diniz


Menos de 30% das mulheres entre 50 e 69 anos fizeram mamografia no SUS em Minas Gerais nesses últimos dois anos. Os dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Mastologia. A explicação para o baixo índice está na burocracia do sistema público.

Em Pará de Minas, para mais informações sobre os exames de mamografia feitos pelo SUS, os interessados devem ligar para o TFD pelo telefone: (37) 3236-4576.


Por Sérgio Viana


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: