Capa da Página Saiba os riscos e prejuízos de se dirigir e mexer no celular ao mesmo tempo - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 33º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

12/01/2019 às 07:39h

Saiba os riscos e prejuízos de se dirigir e mexer no celular ao mesmo tempo

Facebook

De acordo com o último estudo realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito, nos primeiros sete meses de 2018, o número de multas aplicadas a quem usa o celular enquanto dirige foi 33% maior do que em todo o ano de 2017.

De janeiro a julho, segundo o órgão, esse tipo de infração resultou na aplicação de 759,7 mil multas em todo o país. Ao longo de 2017, as multas impostas pelo uso de celular ao volante somaram um total de 571,6 mil.

Mesmo correndo risco de serem multados ou de causar um grave acidente, os condutores brasileiros não parecem se preocupar com a segurança quanto o assunto é navegar na internet, já que não é raro encontrar situações em que o motorista esteja mexendo no celular, em vez de prestar atenção no trânsito.

Nesse cenário, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com o instrutor e proprietário da autoescola Requinte, Cidison Souza, para saber quais danos essa prática equivocada pode causar. De acordo com ele, a falta de atenção representa um risco no trânsito:

Clique e ouça Cidison Souza

Cidison comenta também que mexer no celular enquanto dirige representa um perigo para quem trafega pelas vias em geral:

Clique e ouça Cidison Souza

O instrutor de autoescola ressalta ainda o que é recomendado a fazer quando é preciso dar atenção ao telefone:

Clique e ouça Cidison Souza

Classificada como “gravíssima” pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração por uso de celular ao volante pesa no bolso. São R$ 283,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao voltante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira.

Por Henrique Silva



Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: