Capa da Página Saiba qual a situação das obras feitas pela Vale do Rio Doce em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 10º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/05/2019 às 09:10h

Saiba qual a situação das obras feitas pela Vale do Rio Doce em Pará de Minas

Facebook

Após o crime ambiental cometido pela Vale do Rio Doce em Brumadinho, que matou centenas de pessoas e contaminou o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco, a mineradora firmou um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta com a Prefeitura de Pará de Minas para realizar algumas obras emergenciais no município, já que sua captação foi atingida após a perda do curso d’água.

Assinado em meados de março, o TAC prevê que investimentos sejam feitos o mais rápido possível pela VALE para que a população pará-minense não fique desabastecida. Em um primeiro momento, já foi construído pela mineradora um reservatório, abastecido pelo ribeirão dos Moreiras, em Córrego do Barro, que, em caso de necessidade, será utilizado como fonte de captação de água.

Sobre o assunto, a reportagem do JC Notícias conversou com o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, para saber o que está sendo feito ainda pela mineradora na cidade. Em entrevista, ele explica como andam as obras emergenciais nos arredores do município:

Clique e ouça Elias Diniz

Quanto a utilização das novas captações, Elias destaca que só serão acionadas quando houver necessidade:

Clique e ouça Elias Diniz

Além do ribeirão dos Moreiras citado na reportagem, outra obra de grande porte com término previsto para 2020 é a adutora que ligará o Rio Pará a estação de tratamento da concessionária “Águas de Pará de Minas” no bairro Nossa Senhora das Graças.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: