Capa da Página Antidepressivos são realmente eficazes, segundo estudo de Oxford - Saúde - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Saúde

23/02/2018 às 15:58h

Antidepressivos são realmente eficazes, segundo estudo de Oxford

Facebook

Apesar de ainda gerar debate sobre sua eficácia, o uso de antidepressivos é considerado efetivo no combate à doença. Essa foi a conclusão de um estudo com pacientes com depressão feito pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, recentemente publicado no periódico The Lancet.

Liderados pelo professor de psiquiatria Andrea Cipriani, os pesquisadores examinaram 522 testes que abrangeram 21 drogas. Ao todo, foram analisados os casos de 116.477 pacientes. A conclusão foi que todos os antidepressivos são mais eficazes do que o placebo em adultos com transtorno depressivo maior. 

Conforme o The Telegraph, Cipriani se disse empolgado com os resultados, pois eles dão uma resposta final à controvérsia sobre a eficácia desses medicamentos. Ele sugere que a oposição à prescrição é muito mais ideológica do que baseada em evidências.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde — divulgadas em fevereiro de 2017 —  apontam que o Brasil é o país que mais sofre com a doença na América Latina. Estima-se que 5,8% da população tenha depressão, deixando para trás Cuba (5,5%), Paraguai (5,2%), Chile (5%) e Uruguai (5%).


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: