Capa da Página Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Turismo - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 32º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Turismo

03/08/2018 às 07:13h

Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul

Facebook


Já faz mais de um século que os primeiros imigrantes italianos aportaram em Bento Gonçalves. E a cada ano que passa, as raízes ficam mais profundas e preservadas através da arquitetura, da música, da alegria dos descendentes, da mesa farta e, em especial, da arte de saborear bons vinhos. A bebida produzida na região vem sendo reconhecida como a melhor entre as fabricadas no Brasil e se destacando no exterior ao abocanhar alguns prêmios internacionais.

Na capital nacional do vinho, conhecer as vinícolas que se espalham pela cidade e seus arredores é programa obrigatório. Em muitas casas, há visitas guiadas por enólogos que começam nos parreirais e terminam com degustações, passando por criptas e corredores tomados por tonéis de carvalho.

A atividade, batizada como enoturismo, leva os visitantes ao Vale dos Vinhedos, uma área de 80 quilômetros quadrados recortada por estradinhas e emoldurada por colinas e muitos parreirais, onde fica a maioria das vinícolas. Por lá estão as instalações da Miolo, uma das mais movimentadas; e da tradicional Casa Valduga, que abriga uma charmosa pousada, além de um restaurante aberto ao público nos finais de semana.

Depois de experimentar os tintos, os brancos e os espumantes, não deixe de conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, uma vila salpicada de construções em madeira e pedra que abrigam casas de massas, de teares, de erva-mate e capelas.

Aproveite para saborear os queijos e os salames produzidos na região, mas guarde espaço para se entregar à boa e farta mesa dos restaurantes de Bento Gonçalves, especializados em galeto. Para acompanhar a ave assada na brasa, as opções vão de salada à polenta, passando por sopas e massas. Não se preocupe com as calorias extras - elas podem ser queimadas durante as atividades radicais praticadas no ale do Rio das Antas, como trekking e rafting. 

Ficou com saudades dos brindes? Siga a Rota Vinhos de Montanha(no município vizinho de Pinto Bandeira) e a Rota dos Espumante s(Garibaldi). Ou pegue a Maria-Fumaça que leva ao município de Carlso Barbosa. A divertida viagem surpreende já no embarque, com degustação de queijos e bebidas. Ao longo do trajeto de uma hora e meia, os vagões são animados por grupos folclóricos que capricham no repertório de músicas italianas. Chegando ao destino, as estrelas são os espumantes, servidos em larga escala.

Fonte: Férias Brasil

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: