Capa da Página San Pedro de Atacama - Chile - Turismo - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 14º MIN 25º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Turismo

04/09/2018 às 09:49h

San Pedro de Atacama - Chile

Facebook

O principal ponto de partida para explorar o Deserto do Atacama é o pequeno vilarejo de San Pedro de Atacama, no norte do Chile. O povoado fica a 2.450 metros de altitude e a cerca de 100 km de distância de Calama, onde está localizado o aeroporto mais próximo.

Com chuvas escassas e uma paisagem árida comparável a atmosfera de Marte, San Pedro de Atacama é considerado o lugar mais seco do mundo e, mesmo assim, consegue atrair inúmeros turistas de diversos países. A explicação reside no seu misterioso e singular cenário de fundo. 

O Deserto do Atacama, considerado o deserto mais seco do mundo, tem cerca de 105 mil km, e suas paisagens vão muito além das tradicionais dunas de areia. 

Os cenários são surpreendentes: lagos a 4 mil metros de altitude, formações rochosas esculpidas pelo vento, superfícies com aparência lunar, lagos em que não se afunda, sítios arqueológicos, deserto de sal e vida selvagem. O Atacama é palco de paisagens variadas e incríveis.

Vale lembrar, como um bom deserto, as noites na região são extremamente frias e chegam a temperaturas negativas.

Voltando ao pequeno povoado, mesmo com sua intensa atividade no turismo, ele não se entrega às modernidades e preserva ruas de terra e casinhas rústicas erguidas com adobe (barro socado), como faziam os primeiros atacamenhos que viviam na região.

E, embora o ambiente seja rústico, a vila tem bastante estrutura para seu tamanho. Alguns dos melhores hotéis do Chile residem em suas ruas e San Pedro está cheio de bons restaurantes. A Calle Caracoles, uma rua pequena e rústica no centro da cidade, é repleta de bares, restaurantes e lojinhas de artesanato local.

Na pequena cidade é possível contratar nas diversas agências turísticas passeios para chegas às atrações naturais mais interessantes, localizadas fora do setor urbano de São Pedro.

Partindo para a natureza selvagem e árida da região, as Gêiseres del Tatio, cercadas por mini vulcões que expelem água fervente, são uma boa dica. Na Cordilheira do Sal, os Valles de La Luna e de La Muerte são roteiros obrigatórios para qualquer turista que se preze. A geografia local lembra, segundo dizem, o solo lunar.

E já pensou em ver um lago de águas cristalinas, cheio de flamingos? Pois no Atacama isso é possível e esse cenário existe no Salar de Atacama. Um deserto de sal no Chile, o local tem um microclima diferente o que permite a paisagem deslumbrante.

Fonte: quantocustaviajar.com


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: