Capa da Página Volkswagen cria van elétrica para funcionar como Uber Pool - Veículos - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 24º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Veículos

06/12/2017 às 10:22h

Volkswagen cria van elétrica para funcionar como Uber Pool

Facebook


O Grupo Volkswagen lançou uma nova divisão de negócios chamada Moia, que está desenvolvendo uma minivan elétrica para ser utilizada como um serviço de transporte pessoal, semelhante ao Uber ou Cabify.

O veículo promete levar até seis pessoas com bastante espaço e assentos individuais, cada um com luz de leitura e porta USB, além de internet sem fio para todos.

O uso será por meio de aplicativo no smartphone e similar aos modos "pool", que compartilha a viagem com outras pessoas indo na mesma direção.

A iniciativa aponta para uma mudança no foco das montadoras, que planejam não só vender carros, mas também oferecer seu próprio serviço de transporte pessoal - um negócio que promete ser altamente lucrativo com a chegada dos carros autônomos.

Mas a Volkswagen não vai esperar a tecnologia sem motorista e promete começar as atividades na Alemanha já em 2018, com objetivo de tirar 1 milhão de carros de circulação nas maiores cidades europeias e dos Estados Unidos até 2025.

Outras fabricantes investem há mais tempo em start-ups de compartilhamento. BMW e Daimler já têm frotas de carros para uso compartilhado em diversas cidades da Europa e EUA.

A GM é sócia da Lyft e tem sua própria plataforma (Maven). Mas quem está na frente dessa corrida são as empresas de tecnologia Waymo, do Google, e o próprio Uber, que já testam veículos sem motorista com passageiros comuns nos EUA.

Fonte: Auto Esporte

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: