Capa da Página Japão declara estado de emergência em sete regiões por causa do coronavírus - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

07/04/2020 às 08:15h

Japão declara estado de emergência em sete regiões por causa do coronavírus

Facebook

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou nesta terça-feira (7) estado de emergência com duração inicial de um mês para Tóquio e outras seis regiões do país, como forma de combater a aceleração do número de casos de Covid-19.

O estado de emergência não permite às autoridades japonesas impor um confinamento estrito como em outros países, mas oferece aos governadores regionais a possibilidade de insistir para que a população permaneça em casa e determinar o fechamento temporário dos estabelecimentos comerciais não essenciais.

Shinzo Abe deverá conceder ainda nesta terça uma coletiva para explicar as medidas que atingem, segundo a agência Deutsche Welle, 44% da população japonesa.

Apesar de ser vizinho de China, berço do novo coronavírus, o país foi muito menos afetado até o momento pela pandemia de Covid-19 que a Europa ou Estados Unidos. Porém, a contagem diária de novos casos aumentou consideravelmente na semana passada e, por isso, o governo vinha sendo alvo de críticas por demorar a tomar medidas mais duras.

O governo japonês também anunciou um pacote financeiro que prevê o investimento de 108 trilhões de ienes (cerca de R$ 5 trilhões), o equivalente a cerca de 20% da produção econômica do país. O pacote é um dos maiores do mundo para aplacar a crise econômica deflagrada pela pandemia, superando os 11% do desempenho econômico dos Estados Unidos previstos para conter a crise, e os 5% da Alemanha.

Fonte: G1

Foto: Issei Kato/ Reuters

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: