Capa da Página Vazamento indica novos danos a usina nuclear de Fukushima após terremoto no Japão - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

20/02/2021 às 08:00h

Vazamento indica novos danos a usina nuclear de Fukushima após terremoto no Japão

Facebook

Um vazamento de água em dois reatores dão sinais de que a usina nuclear de Fukushima sofreu novos danos com o terremoto que atingiu o Japão no sábado passado, informaram os operadores da instalação nesta sexta-feira (19).

Novos danos como os registrados podem dificultar o já difícil descomissionamento — processo de desativação da usina que deve durar décadas. Fukushima foi destruída com o terremoto seguido de tsunami que atingiu a costa nordeste do Japão em 2011. Com os danos, houve vazamento de material radioativo.

Esse vazamento foi descoberto a partir dos níveis da água usada para refrigeração nos reatores das unidades 1 e 3, informou Keisuke Matsuo, porta-voz da Tokyo Electric Power Co., que gere os trabalhos na usina. Segundo ele, o tremor de sábado, com magnitude 7,3, aumentou os danos já existentes da estrutura em Fukushima.

A água desses reatores tem sido bombeada de volta para dentro das unidades, e as autoridades afirmam que a capacidade de armazenamento do material contaminado já está chegando ao limite. Um painel ouvido pelo governo japonês diz que, gradualmente, essa água pode ser devolvida ao mar. No entanto, a ideia sofre críticas de moradores locais, e, por enquanto, nada está decidido.

Terremoto no Japão

O terremoto no Japão de magnitude 7,3 — considerado um reflexo tardio daquele grande tremor de 2011 — deixou 180 pessoas feridas, que precisaram de atendimento médico, segundo as autoridades locais. Os abalos causaram deslizamentos de terra, danificaram casas e equipamentos de infraestrutura — inclusive uma linha de trem de alta velocidade.

Fonte: G1

Foto: Issei Kato/Reuters/Arquivo

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: