Capa da Página Banco de Sangue do HNSC convive com baixo estoque e falta de doadores piora a situação - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

30/10/2020 às 08:50h

Banco de Sangue do HNSC convive com baixo estoque e falta de doadores piora a situação

Facebook

Devido ao Covid-19, o centro de captação e cadastro do Hemominas tem percebido a queda no comparecimento dos doadores. O hemocentro estadual já costuma ter seu estoque de banco de sangue comprometido no dia a dia. Com o risco do coronavírus, a situação mostra-se ainda pior.

Muitas pessoas que fazem parte do grupo de doadores em potencial estão evitando comparecer aos locais de coleta, com medo de serem contaminadas pelo Coronavírus. Porém o Hemominas, apesar de compreender o receio da população, lembra que a doação é bastante segura.

Fabíola Nogueira, coordenadora do setor de captação do Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição comenta como a falta de material sanguíneo tem afetado a entidade de saúde e os hemocentros:

Clique e ouça Fabíola Nogueira

Além da falta de doadores regulares, os bancos de sangue e hemocentros estão sendo prejudicados pela falta de compromisso dos familiares e amigos de pessoas que utilizaram bolsas de sangue, mas que não repõem o estoque.

Sobre o assunto, Fabíola Nogueira explica como isso tem impactado no atendimento hospitalar dos centros atendidos pelo Hemominas:

Clique e ouça Fabíola Nogueira

A coordenadora do setor de captação do HNSC ressalta que os familiares dos pacientes que vieram a óbito, também precisam ter compromisso de repor o material sanguíneo:

Clique e ouça Fabíola Nogueira

A próxima viagem de doadores que o Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição vai realizar está marcada para o próximo dia 12 de novembro.

Os interessados em doar devem entrar em contato pelo telefone: (37) 3233-5641 ou acessar o site do HNSC: www.hnscpm.org.br e preencher um formulário.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: