08/04/2021 às 09:00h
O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, em Pará de Minas, composto por membros da Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, CDL e Ascipam, decidiu na noite dessa quarta-feira (9), durante reunião extraordinária por videoconferência, por novas deliberações com relação as atividades econômicas do município.
Após o Governo de Minas decidir que 12 das 14 macrorregiões de Minas, incluindo a Centro-Oeste, continuar na onda roxa do Minas Consciente, os membros do comitê de Pará de Minas decidiram por seguir o conteúdo da deliberação 130 do Governo do Estado, sem aumentar restrições por parte do município, que vinha ocorrendo há alguns dias.
As alterações aprovadas pelo comitê foram, por exemplo, a liberação do funcionamento das lojas de conveniência e a volta da retirada das mercadorias do balcão dos estabelecimentos.
Clique e ouça Mílton Guimarães
Em Pará de Minas, parte dos empresários, lojistas e pequenos comerciantes temem a falência. As medidas da onda roxa que vai até o dia 18 de abril, são as mais restritivas do Minas Consciente, permitindo apenas o funcionamento dos serviços essenciais. Mílton questiona essa situação:
Clique e ouça Mílton Guimarães
Já com relação a flexibilização das lojas de conveniências, foi permitido que elas funcionem até as 20h, porém, os membros do Comitê devem realizar nova reunião nesta quinta-feira (8), para deliberar algumas restrições para esses estabelecimentos.
Durante a reunião, o Comitê também aprovou por seguir o Estado com a suspensão do “Toque de Recolher” e liberação das reuniões familiares e visitas sociais.
Outra aprovação foi com relação a liberação de realização de cultos presenciais com 25% da capacidade dos templos religiosos, conforme decisão monocrática do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Já com relação a abertura das academias, o Comitê também decidiu seguir a imposição do Governo de Minas, e com isso, elas vão continuar fechadas.
As mudanças deliberadas constarão no novo decreto municipal que ainda precisa ser oficializada pela Prefeitura que, por sua vez, aguarda a publicação do decreto estadual especificando todas as normativas da nova prorrogação da onda roxa, até 18 de abril.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
22/04/2021 - Espaço Cidadão: ouvinte reclama de grande vazamento de água no bairro São José
22/04/2021 - Hospital Padre Libério recebe capacetes que reduzem internações em UTIs
21/04/2021 - Saiba oque abre e fecha neste feriado de Tiradentes em Pará de Minas
20/04/2021 - TURI se posiciona sobre lotação dos ônibus em plena pandemia de Covid-19