08/03/2021 às 08:30h
Moradores do Distrito de Meireles, em Pará de Minas protocolaram um documento com mais de 200 assinaturas, junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitando reparações e compensações devido as perdas causadas pelas obras de construção da nova adutora do Rio Pará, realizadas pela Mineradora Vale.
Os moradores entendem que Meireles tem direito a uma fatia do valor estimado em pouco mais de R$ 21 milhões. Após reunião entre eles, ficou decidido que algumas ações de reparos precisam ser feitos na comunidade, como recomposição integral do calçamento, manutenção das estradas de acesso ao distrito, entre outros serviços reparatórios.
Com relação as ações compensatórias, os moradores pedem melhorias para a Escola Municipal Marechal Deodoro, reformas na quadra de esportes, posto de saúde e na praça do povoado. Também foi solicitada a criação de uma feira comunitária. Um velório também está sendo solicitado como ação compensatória.
Clique e ouça Guilherme Tobias
O Ministério Público ainda não se pronunciou sobre o assunto.
A nova adutora de captação de água do Rio Pará teve que ser construída pela Mineradora Vale, após o Rio Paraopeba, que abastecia Pará de Minas ter sido contaminado por rejeitos da barragem da empresa em Brumadinho, que se rompeu em janeiro de 2019, provocando danos em vários municípios.
Por Sérgio Viana
Fotos: João Pedro