07/04/2021 às 09:00h
Desde que a pandemia de Covid-19 teve início em 2020, familiares das pessoas privadas de liberdade têm reclamado da falta de contato com seus entes que estão nas penitenciárias de todo o estado. Em Pará de Minas, onde está situada a penitenciária Dr. Pio Canedo, a reivindicação é a mesma e, sem saber o que fazer, parentes dos presidiários procuraram a reportagem do Jornal da Cidade para solicitar melhorias.
No quadro “Espaço Cidadão” de hoje, uma ouvinte que não quis se identificar e que possui um parente restrito de liberdade na penitenciária de Pará de Minas explica as dificuldades enfrentadas pelas famílias ao não conseguirem manter contato com seus entes durante o período da pandemia de Covid-19:
Clique e ouça Reclamante Pio
A reportagem do Jornal da Cidade, por sua vez, entrou em contato com a Sejusp – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, órgão que responde por todas as unidades prisionais de Minas Gerais.
Por meio de nota, fomos informados que:
“A entrega de pertences e kits complementares opcionais aos internos das unidades prisionais e dos centros socioeducativos deverá ser realizada, pelas famílias que assim desejarem, somente via serviço dos Correios. É imprescindível que os remetentes adotem, nesses casos, rigorosos procedimentos de desinfecção dos itens, para precaver que o vírus seja levado aos ambientes de custódia e de internação por intermédio dos pacotes.
Com o objetivo de garantir o contato dos familiares com os custodiados e jovens internos, importante dinâmica na ressocialização desses sujeitos, serão concentrados esforços para a ampliação da frequência e do tempo das ligações telefônicas e visitas virtuais por videoconferência entre detentos ou adolescentes e visitantes cadastrados nos sistemas prisional e socioeducativo.
Além disso, sempre que necessário, servidores comunicarão às famílias sobre as situações das unidades, dos indivíduos e sobre os protocolos utilizados a fim de evitar a transmissão do coronavírus nos locais, como forma de manifestar confiança e tranquilidade.”
Por Henrique Silva
Fotos: Rádio Espacial FM
05/04/2021 - Após mudanças em Brasília, usuários do BPC Loas podem requerer reajuste do benefício
05/04/2021 - Liberação das celebrações religiosas presenciais gera polêmica
01/04/2021 - Pará-minense relata como foi participar dos testes da vacina da Johnson&Johnson
01/04/2021 - Procon orienta consumidores que ainda vão comprar ovos de Páscoa nessa Semana Santa