Capa da Página Notícias falsas crescem na pandemia e médico alerta quanto aos prejuízos no combate ao Covid-19 - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 36º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/08/2020 às 09:22h

Notícias falsas crescem na pandemia e médico alerta quanto aos prejuízos no combate ao Covid-19

Facebook

Entre tantas informações referentes ao Coronavírus, é difícil saber o que é verdade ou mentira. Só para se ter ideia, desde que começou a pandemia, 60% do conteúdo divulgado nas redes sociais ou em grupos de mensagens é falso, de acordo com levantamento da revista Exame. Isso mostra a importância de se acreditar em meios tradicionais, como o rádio, jornais impressos e a TV, uma vez que possuem equipes de profissionais que vão servir como um filtro do que é fato ou não.

Mas, além dos diversos tipos de danos que as notícias falsas causam, elas podem também provocar a diminuição da imunidade do ser humano, uma vez que o conteúdo desse tipo de informação, na maioria das vezes, afeta diretamente o lado psicológico, aumentando o grau de ansiedade e pânico na população.

Sobre esse assunto, a reportagem do JC Notícias conversou com o médico ortomolecular, Doutor Sérgio Maia. Em entrevista, ele explica como as notícias falsas podem prejudicar ainda mais no combate ao Coronavírus:

Clique e ouça Dr. Sérgio Maia

Dr. Sérgio destaca as curas rápidas divulgadas na internet e que não tem eficácia alguma no tratamento contra o Covid-19:

Clique e ouça Dr. Sérgio Maia

A difusão de conteúdos falsos é tamanha que motivou um grupo de pesquisadores e profissionais da saúde a lançarem uma campanha contra os riscos das informações falsas durante a pandemia, fenômeno que chamaram de infodemia.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: