Capa da Página Participante do Miss Brasil vem a Pará de Minas ajudar jovem com rara doença visual - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

03/12/2020 às 09:00h

Participante do Miss Brasil vem a Pará de Minas ajudar jovem com rara doença visual

Facebook

O Ceratocone é uma doença genética que acomete 1 a cada 2 mil pessoas. A doença oftalmológica atua nas córneas, afinando a sua espessura até formar uma espécie de cone. Em Pará de Minas, algumas pessoas convivem com a doença que é dividida em quatro estágios, sendo o quarto o mais grave, em que o paciente precisa até de um transplante.

Uma dessas pessoas com a doença em Pará de Minas é Rosemary Gomes, de apenas 25 anos e que descobriu há pouco tempo que era portadora do Ceratocone. Após ser diagnosticada, a jovem ainda foi acometida de Toxoplasmose, doença que ajudou a evoluir a sua enfermidade ocular.

Desesperada em ver seu quadro de saúde piorar, ela promoveu uma campanha nas redes sociais e teve uma grande surpresa ao ser notada pela vice-Miss Brasil, Janaína Barcelos, que é engajada na conscientização de doenças oftalmológicas. Na manhã dessa quarta-feira (02), a modelo esteve em Pará de Minas para conhecer e ajudar Rosemary.

A reportagem do Jornal da Cidade esteve durante a visita de Janaína e conversou inicialmente com Rosemary para entender seu drama. Em entrevista, ela explica como descobriu o Ceratocone e faz um alerta quanto ao diagnóstico precoce:

Clique e ouça Rosemary Gomes

A visita de Janaína Barcelos, vice-Miss Brasil não foi em vão. Ela veio a Pará de Minas para conhecer Rosemary e trouxe consigo uma boa notícia. O instituto Holofotes, o qual ela é fundadora e embaixadora, conseguiu com alguns parceiros a cirurgia para a pará-minense.

Em conversa com a nossa equipe, Janaína destaca o que a fez ajudar Rosemary a passar por este momento difícil:

Clique e ouça Janaína Barcelos

Janaína possui uma doença ocular e, mesmo com as adversidades, se tornou exemplo de superação, como ela mesmo explica:

Clique e ouça Janaína Barcelos

Ao saber da notícia de que ganharia a cirurgia, Rosemary ficou tão emocionada que não conseguiu falar novamente sobre a surpresa.

A emoção se deve ao fato de que uma cirurgia de Ceratocone custa em torno de R$ 7 mil a R$ 8 mil, isso na rede privada. Pelo Sistema Único de Saúde, a fila é enorme, uma vez que muitos pacientes estão à espera de um transplante. Durante a pandemia, as doações de córneas e outros tecidos abaixaram em 30%.

Para saber mais informações ou contribuir com o Instituto Holofotes, acesse o Instagram da entidade: @institutoholofotes ou @janainabarcelosm.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: