Capa da Página Turi aceita proposta de renovação de contrato e congelamento de passagens e ficará em Pará de Minas pelos próximos 15 anos - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 11º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/05/2020 às 08:56h

Turi aceita proposta de renovação de contrato e congelamento de passagens e ficará em Pará de Minas pelos próximos 15 anos

Facebook

A Prefeitura de Pará de Minas informou na última semana, que o contrato de concessão e o aditivo para congelamento das passagens de ônibus, proposto a empresa TURI – Transporte Urbano Rodoviário e Intermunicipal Ltda, foi finalmente assinado pelas duas partes. Com a renovação, a concessionária ficará responsável pelo transporte coletivo urbano do município por mais 15 anos.

O prefeito Elias Diniz (PSD) havia apresentado proposta de renovação de contrato e um aditivo até 31 dezembro, para que a empresa não aumente o valor das passagens até 31 de dezembro deste ano e tenha condições de se manter na cidade, mesmo com os problemas causados pelo coronavírus em 2020.

A TURI, estava operando na cidade sem contrato desde dezembro de 2017. A concessionária foi a única a apresentar proposta para concorrer a licitação do Transporte Coletivo Urbano de Pará de Minas, e somente não assumiu no ano passado, pois o certame foi suspenso pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, pois uma empresa que não participou do processo licitatório alegou que um dos itens do edital não estava correto.

No início desse mês, a Justiça deu continuidade a licitação, e com isso a Prefeitura pode renovar com a TURI, como confirma o prefeito Elias Diniz, em entrevista ao Jornal da Cidade:

Clique e ouça Elias Diniz

A TURI comemorou o acordo e a permanência em Pará de Minas. A empresa informa que por uma questão de bom senso, devido a crise provocada pela pandemia da COVID-19, não apresentou proposta para aumento de passagens nesse momento e concordou com a solicitação da Prefeitura em manter a tarifa em R$ 3,20. Em contrapartida, os investimentos propostos em contrato somente poderão ser realizados em 2021, até porque a concessionária também vem passando por problemas financeiros devido ao coronavírus.

Ainda de acordo com a concessionária, desde setembro de 2017 não há reajuste de passagens de ônibus coletivo urbano em Pará de Minas. Em 2021, conforme contrato de concessão, a tarifa será reajustada em R$ 3,50.

Segundo o prefeito Elias Diniz, ele vai encaminhar para a Câmara Municipal de Pará de Minas, um projeto para redução do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e CGO – Custo de Gerenciamento Operacional por parte da empresa.

Por Sérgio Viana

Fotos Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: