Capa da Página Uso de antidepressivos aumenta durante pandemia; Só em 2020, quase 100 milhões de medicamentos foram vendidos - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 14º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

01/03/2021 às 07:57h

Uso de antidepressivos aumenta durante pandemia; Só em 2020, quase 100 milhões de medicamentos foram vendidos

Facebook

A venda de antidepressivos e estabilizadores de humor tiveram um aumento expressivo durante o ano passado. Um levantamento feito pelo Conselho Federal de Farmácias mostra que quase 100 milhões de caixas de medicamentos controlados foram vendidos em todo o ano de 2020 – um salto de 17% na comparação com os 12 meses anteriores.

Os motivos que levaram o aumento na venda e uso desses tipos de medicamentos estão diretamente ligados a situação da saúde mental do brasileiro. Com a pandemia de Covid-19 obrigando muitas pessoas a ficarem em casa e ocasionando momentos estressantes, os remédios de uso controlado se tornaram porta de escape.

Nesse cenário, a reportagem do Jornal da Cidade esteve em uma farmácia de Pará de Minas e conversou com o farmacêutico Clifford Rezende. Em entrevista, ele destaca as razões para o aumento nas vendas de antidepressivos:

Clique e ouça Clifford Rezende

Clifford ressalta os prejuízos que as substâncias dos antidepressivos causam no organismo. Ele ainda informa quais os medicamentos mais procurados pelos consumidores:

Clique e ouça Clifford Rezende

Os medicamentos antidepressivos são vendidos somente com prescrição médica. Apesar disso, as pessoas que buscam essa alternativa para solucionar problemas internos devem ir em profissionais da saúde mental para tratar a causa do problema, uma vez que os remédios são apenas paliativos.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: