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12/04/2024 às 09:04h

Pedágio na BR-040 pode chegar a mais de R$ 12, o dobro do que é cobrado hoje

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Motoristas poderão ter que pagar até R$ 12,35 nas praças de pedágio da BR-040, no trecho privatizado entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

O novo valor representa aumento de 96% sobre o que é cobrado atualmente (R$ 6,30). A projeção foi feita após o anúncio da empresa vencedora do leilão da rodovia, nesta quinta-feira (11).

Os condutores só saberão o preço final após a assinatura do contrato do governo federal com o Consórcio Infraestrutura MG. A empresa assume a gestão da estrada após apresentar o maior desconto, de 11,21%, sobre a “tarifa base", fixada no edital em R$ 13,91. 

São três praças de pedágio. Com o aumento, a viagem vai pesar no bolso de quem percorrer os 232,1 km entre a capital e a região da Zona da Mata. Quem paga atualmente R$ 18,90 poderá ter que desembolsar R$ 37,05.

Motoristas poderão ter que pagar até R$ 12,35 nas praças de pedágio da BR-040, no trecho privatizado entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

O novo valor representa aumento de 96% sobre o que é cobrado atualmente (R$ 6,30). A projeção foi feita após o anúncio da empresa vencedora do leilão da rodovia, nesta quinta-feira (11). 

Os condutores só saberão o preço final após a assinatura do contrato do governo federal com o Consórcio Infraestrutura MG. A empresa assume a gestão da estrada após apresentar o maior desconto, de 11,21%, sobre a “tarifa base", fixada no edital em R$ 13,91. 

São três praças de pedágio. Com o aumento, a viagem vai pesar no bolso de quem percorrer os 232,1 km entre a capital e a região da Zona da Mata. Quem paga atualmente R$ 18,90 poderá ter que desembolsar R$ 37,05.

A concessão prevê ainda o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, com o uso de TAG’s.

Os usuários frequentes são os que utilizam apenas trechos da rodovia várias vezes por mês, como ocorrem com cidadãos que moram e trabalham em cidades próximas.

Segundo o Ministério dos Transportes em São Paulo, a concessão será de 30 anos. O projeto prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões, abrangendo 163,9 km de duplicações.

Também deverão ser criadas 42 km de faixas adicionais, 15,3 km de vias marginais, 14,2 km de ciclovias, oito passarelas, 57 pontos de ônibus, cinco postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um ponto de parada e descanso para motoristas profissionais.

Com informações Jornal Hoje em Dia

Foto: Agência Nacional de Transportes Terrestres/Divulgação

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