Capa da Página INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário - Economia - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Economia

22/04/2024 às 10:47h

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário

Facebook

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar, a partir desta quarta-feira (24), a primeira parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Ao todo, 33,6 milhões de segurados devem receber a renda. 

A gratificação natalina é liberada junto com o benefício mensal. Recebem primeiro os segurados cujo valor do benefício é de um salário mínimo (R$ 1.412) e, depois, os beneficiários que ganham mais. O pagamento é feito conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador.

Desde a pandemia de Covid 19, em 2020, o governo tem antecipado o benefício com o objetivo de estimular a economia. Por lei, o 13º deve ter sua primeira parcela paga na competência de agosto e a segunda, na competência de novembro.

De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 12 de março, a primeira parcela do abono corresponde a 50% do valor do benefício. A segunda virá com a aposentadoria de maio e tem desconto do Imposto de Renda para quem é obrigado a pagar o tributo.

Para quem é beneficiário de auxílio-doença ou auxílio-acidente, o 13º é proporcional ao número de meses.

Com informações Jornal O Tempo 

Foto: Espacial FM 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: