Capa da Página Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue para faixa etária a partir dos 6 anos - Saúde - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Saúde

18/04/2024 às 13:06h

Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue para faixa etária a partir dos 6 anos

Facebook

Maiores de 6 anos poderão receber a vacina contra dengue na rede pública. A nova estratégia foi anunciada nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde devido à baixa adesão e proximidade com a data de vencimento dos imunizantes. 

Municípios que ainda têm "alto número de doses" em estoque, a vencer em 30 de abril, poderão ampliar a campanha para a faixa etária de 6 a 16 anos. Caso as cidades ainda permaneçam com a baixa cobertura, o público de 4 aos 59 anos (previsto na bula da vacina) também poderá ser convocado.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida só deverá adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante. 

“Precisamos lembrar que essa estratégia é apenas para as vacinas que possuem prazo de validade em 30 de abril. Ou seja, as cidades que não tiverem mais doses desse lote permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos”, pontua Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

Anteriormente, o Ministério da Saúde já havia orientado aos estados que as doses próximas ao vencimento fossem redistribuídas internamente para outros municípios.

O governo federal informou que adquiriu todo o estoque disponível de vacinas contra a dengue para 2024 e 2025. Até o fim deste ano, o Brasil receberá 5,2 milhões de doses, além da doação de 1,3 milhão. Isso permitirá a vacinação de 3,2 milhões de pessoas com as duas doses que completam o esquema vacinal.

Com informações do Jornal Hoje em Dia

Foto: Espacial FM

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: