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29/06/2023 às 10:04h

Carro zero com desconto: governo vai renovar programa e liberar mais R$ 300 milhões

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O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) confirmou nesta quarta-feira (28) ao g1 que promoverá uma nova rodada de crédito para o programa do governo que barateia o carro zero.

Pouco depois, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o valor adicional para a prorrogação do programa será de R$ 300 milhões, com recursos provenientes da reoneração do diesel (entenda mais abaixo).

O desenho inicial do programa tinha a seguinte distribuição:

  1. R$ 500 milhões para automóveis;
  2. R$ 700 milhões para caminhões;
  3. R$ 300 milhões para vans e ônibus.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo MDIC, as fabricantes já solicitaram R$ 420 milhões em créditos tributários dos R$ 500 milhões disponíveis para automóveis.

Os benefícios concedidos para veículos de transporte de passageiros chegaram a R$ 140 milhões, e de transporte de cargas, a R$ 100 milhões.

Reoneração
Para compensar a prorrogação e elevar o programa ao total de R$ 1,8 bilhão, Haddad explicou que o litro do diesel será reonerado em mais R$ 0,03 a partir de outubro. Entenda:


  1. ao lançar o programa, no início de junho, o governo anunciou que a fonte de recursos era a reoneração do diesel em R$ 0,11 a partir de setembro;
  2. segundo o ministro da Fazenda, essa reoneração a partir de setembro vai gerar uma arrecadação de R$ 1,6 bilhão — dos quais R$ 1,5 bilhão seriam inicialmente destinados ao custeio do programa;
  3. agora, com a prorrogação da medida, o governo vai utilizar essa "sobra" de R$ 100 milhões e reonerar ainda mais o litro do diesel para arrecadar os outros R$ 200 milhões necessários;
  4. ou seja, a partir de outubro, o litro do diesel será reonerado em mais R$ 0,03, chegando a R$ 0,14/litro.
  5. Montadoras

Apesar de reduzir os preços, a ação foi limitada para compensar a falta de escoamento de produção das montadoras.

Um vídeo feito na manhã desta quarta-feira (28) pelo Globocop, da TV Globo, causou repercussão ao registrar o pátio da montadora Volkswagen, em São Bernardo do Campo, com milhares de veículos à espera de serem vendidos.

O acúmulo de estoque fez a montadora promover mais uma parada de produção em suas fábricas por conta de uma “estagnação do mercado”. Em outras palavras, a empresa continua sentindo a falta de demanda por veículos novos, que causou paralisações das principais montadoras do país no início do ano.

  1. os aumentos da taxa básica de juros, a Selic, feitos pelo Banco Central desde 2021, começaram a trazer consequências mais fortes para a economia.
  2. uma delas é, justamente, a redução do consumo por meio da dificuldade de concessão de crédito.
  3. o encarecimento do crédito junto com a redução do poder de compra da população reduziu o potencial de financiamento e, por consequência, a demanda por carros novos.
  4. As estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) são de que o programa do governo, em sua primeira versão, traria descontos para 110 mil a 120 mil carros neste ano.


A título de comparação, a produção prevista pela associação para 2023 é da ordem de 2,4 milhões de novos veículos, sendo mais de 2 milhões para o mercado interno. Ou seja: o dinheiro despejado pelo governo só trará diferencial de preço para pouco mais de 5% dos novos veículos.

Fonte: G1

Foto: Rádio Espacial FM

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