Capa da Página 30 anos de carreira artística - Parte II - Cultura - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cultura

02/01/2024 às 10:16h

30 anos de carreira artística - Parte II

Facebook

Subitamente, o desejo incontrolável pela escrita

... continuação.

Não demonstrei nervosismo nem medo ao encenar minha primeira peça teatral, titulada “De Noite Eu Conto”, texto de Ana Cláudia SSaldanha, a qual, com Eustáquio de Castro (in memoriam), também assinou a direção. O espetáculo trazia uma versão bem-humorada e adulta de personagens dos clássicos infantis, como a Bela Adormecida, o Lobo e a Vovozinha de Chapeuzinho Vermelho, entre outros.

Nos bastidores, momentos antes da estreia, o elenco brincava comigo, dizendo que meus pais ficariam perplexos e me deserdariam após me verem na pele do Lobo, personagem gay e extrovertido. Ríamos muito, o que deixou o camarim descontraído, fazendo com que eu não sentisse o peso da estreia.

Eu entrava em cena logo nos primeiros quadros da peça. Quando chegou minha vez, alguém do elenco me empurrou, e entrei, meio desequilibrado, no palco da Vila Brasil, famosa casa de shows de Pará de Minas na década de 1990. Ainda me esforcei para pisar no palco com o pé direito, mas não me lembro se consegui. Nos primeiros segundos em cena, brincando como uma bola, caminhando ora nas pontas dos pés, ora saltitante por uma floresta imaginária, criei uma conexão direta com a plateia, que foi ao riso, instantaneamente. Mesmo concentrado, experimentei uma sensação maravilhosa de pertencimento ao mundo, sentindo-me vivo e vendo descortinar em mim uma parte minha que só existia no meu imaginário, a de ser artista. Desejei prolongar aqueles momentos que acalentavam minha alma...

Em outra cena, quando a Vovozinha aguardava, delirantemente, ser comida pelo Lobo, a plateia aplaudiu em cena aberta.Foi um instante sublime de improvisação e química cênica. O espetáculo terminou sendo ovacionado pelo público. O elenco era composto por Cida Mendes, Claúdio Henriques, Cláudio Santana (in memoriam), Flávia Mendonça, Isabel Faria, Júlio César Pereira (in memoriam), Monasita Aguiar, Mozart Gramiscelli, Nicelma Rodrigues, Rogério Fonseca e eu. Nós, com os diretores, fundamos o Grupo de Teatro Maracutaia, que contou com esse formato somente nessa montagem, em 1993. Logo em seguida à estreia, o grupo, com boa parte da classe artística pará-minense, fez uma extensa campanha que contou até com passeata para reivindicar a construção de um teatro municipal. Depois alguns integrantes seguiram caminhos distintos, outros marcaram e ainda marcam a arte e a cultura pará-minense, alguns conseguiram a façanha de levar sua arte e talento a algumas regiões de Minas, do Brasil e ao exterior.

Três meses após minha estreia no teatro, deixei o trabalho pesado na produção de tijolos e me tornei garçom na Cantina Real, um bar/restaurante, com música ao vivo, que marcou a vida noturna em Pará de Minas naqueles idos. O estabelecimento pertencia à amiga de elenco Cida Mendes e a sua companheira, Consuelo Ulhoa. Cida e eu trabalhávamos como garçons e, em alguns momentos, vestíamos figurinos e fazíamos esquetes teatrais. Essa dupla função rapidamente passou a ser um atrativo do estabelecimento. Foi nesse contexto que passamos a ter aulas e ensaios com a diretora teatral Iolene de Stéfano. Esse tempo foi para mim uma escola que me permitiu acessar outras áreas do conhecimento.

Em 1997, me profissionalizei, por meio de um processo minucioso e rígido realizado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado de Minas Gerais - Sated. Vencido esse passo, fui convidado pela diretora teatral Zanilda Gonçalves para compor o elenco de uma montagem teatral na cidade de Itaúna. Eu não cabia em mim de felicidade. Nessa época, trabalhava como office-boy em uma empresa de couros para calçados e fazia estripulias para cumprir a carga horário de trabalho, conciliar horários de ônibus e ensaios em Itaúna. Comecei fazendo um papel, o do Grilo, e acabei conquistando mais dois, o do Sapo e o da Coruja, na emocionante história “Flor de Maio: A borboleta que não podia voar”, de Maria Cristina Furtado. A peça – um musical alegre, divertido e que tinha a superação como fio condutor – foi uma experiência inspiradora para mim... O espetáculo fez uma turnê bem-sucedida por cidades mineiras, e com ele me apresentei em Belo Horizonte pela primeira vez. No elenco, Elina Dirce, Mayra Tupinambás, Renata Abreu e eu.

Nessa época, continuava no Grupo de Teatro Maracutaia e me adaptava às agendas, em diferentes propostas teatrais. Nesse período, com pouquíssimos integrantes, o grupo passou a fazer trabalhos empresariais e estreamos um texto de René de Obaldia, “O Defunto”, versão teatro de rua. Esse espetáculo foi montado às pressas para arcar com os custos de uma produção de teatro de bonecos feita por mim e por Ricardo Pereira que teve bilheteira fraca. Nas duas primeiras apresentações, cobrimos os custos de montagem, pagamos a dívida e ainda o aluguel do mês...

Minha imersão nos gêneros teatrais, o contato com pessoas engajadas em diferentes produções artísticas, meu interesse pela leitura, sobretudo pelos clássicos universais, e o aprendizado proporcionado por Zanilda Gonçalves nos trabalhos que se seguiram, pautado na sua formação em psicologia e preocupação com formação humana de qualidade, tornaram-se um pilar da arte que, atualmente, produzo. Eu, que não lia, passei a compreender as entrelinhas de um texto, a mergulhar na construção psicológica de um personagem e nas nuances de uma narrativa. Esse conjunto de fatores lapidou meu olhar, deixando-o ainda mais sensível para a vida e seus atrativos... Foram tão intensas as provocações e a imersão em ramificações do conhecimento que, de repente, eu estava tão cheio de palavras que fizeram brotar histórias adormecidas em mim. Num rompante, sem me censurar, comecei a escrever, descontroladamente... Parei quando meu primeiro texto, a meu ver, ficou pronto. Organizei as páginas datilografadas e, confiante, o mostrei a Zanilda.

_ Isso é um texto de teatro? É montável?

Continua...


Por: José Roberto Pereira

Foto: José Roberto Pereira

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: