Capa da Página Alta de dengue em Pará de Minas preocupa saúde pública - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

02/04/2024 às 07:37h

Alta de dengue em Pará de Minas preocupa saúde pública

Facebook

Minas Gerais já confirmou 305.111 casos de dengue neste ano. Este número pode ser ainda maior, pois há 791.706 registros sob investigação. O estado lidera o número de casos prováveis no país.

A situação em Pará de Minas também é crítica e somente no Centro de Atendimento de Casos de Dengue foram realizados 1.112 atendimentos até ontem (1º).

A equipe de jornalismo da Rádio Espacial FM esteve no local, por volta das 16h dessa segunda-feira e conversou com pacientes que aguardavam por atendimento no local. Bom dia, repórter Sérgio Pêgo:

Clique e ouça Ricardo João Paulo

A média de atendimentos diários no Centro de Atendimento a Casos de Dengue é de 160 pessoas por dia. Para quem passa pelo local é notório a presença de pessoas, muita das vezes em pé aguardando passar pela triagem médica. A Enfermeira e Referência Técnica da Secretaria de Saúde, Ana Clara Meytre conversou com nossa equipe de reportagem e fez um balanço sobre a epidemia que vive a cidade:

Clique e ouça Ana Clara Meytre

Outro problema enfrentado pela saúde pública no Brasil é a automedicação, mais comum do que se imagina, além de oferecer risco para os doentes com dengue. Um relatório do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em 2022, pelo país, aproximadamente 89% das pessoas com mais de 16 anos já tomaram remédios sem orientação médica. Ana Clara Meytre chama atenção para essa situação:

Clique e ouça Ana Clara Meytre

Há um mês, 1º de março, Pará de Minas decretou situação de emergência em saúde pública em decorrência da epidemia da dengue, tendo mais de 3 mil casos notificados, sendo mais de 300 positivos da doença. Todo cuidado é essencial para evitar que o mosquito ganhe mais espaço e faça mais vítimas.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: