29/01/2025 às 07:38h
Causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ocorrem, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
A busca por testes rápidos na rede de saúde está alta. No último ano, 325 pessoas testaram positivo para algum tipo de infecção sexualmente transmissível. Maria de Lourdes Liguori, referência técnica da Vigilância em Saúde, pontua o cenário epidemiológico desses casos:
Clique e ouça Maria de Lourdes
O Painel de Monitoramento em Saúde no estado revela que somente em 2024, 17 pará-minenses foram infectados pelo HIV. Outro agravante nesse cenário é a subnotificação, já que a pessoa infectada tende a buscar atendimento quando a saúde está debilitada:
Clique e ouça Maria de Lourdes
A prevenção abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções. Os testes podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde em Pará de Minas.
Por: Sérgio Pêgo
Fotos: Reprodução Imprensa Pará de Minas 2024
30/05/2023 - Inadimplência por não pagamento do IPTU chama atenção em Pará de Minas
29/05/2023 - Vendas de artigos religiosos para festas juninas já esquentam em Pará de Minas
29/05/2023 - Calendário agrícola para a produção de grãos movimenta o mercado
29/05/2023 - Pará-minenses pedem melhorias no transporte público
26/05/2023 - Dengue e chikungunya matam pelo menos 5 mineiros por semana
26/05/2023 - Posto de Identificação da Polícia Civil é reinaugurado em Igaratinga