Capa da Página Após 3 meses em funcionamento, Atestmed do INSS tem balanço positivo em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

14/02/2024 às 09:16h

Após 3 meses em funcionamento, Atestmed do INSS tem balanço positivo em Pará de Minas

Facebook

As filas para análise de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são um desafio para o Governo Federal. Pensando em diminuir o problema, em 2023 foi criada a plataforma Atestmed, que permite aos segurados solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio de análise documental, de forma mais rápida, sem passar pela perícia médica.

Segundo o INSS, o Atestmed, que começou a funcionar em outubro do ano passado, caiu no gosto dos brasileiros, pois quase metade dos benefícios por incapacidade são concedidos pela plataforma, despencando também o número de concessões.

Em Pará de Minas, o Atestmed também vem dando resultados positivos, tanto para segurados, quanto para a agência do INSS, como confirma Gabriel Leite, responsável pela unidade:

Clique e ouça Gabriel Leite

Porém, os segurados que quiserem entregar a documentação sem precisar sair de casa podem anexar o Atestmed pelo site Meu INSS, que agora não exige mais login e senha para acessar o serviço, ou pelo aplicativo com o mesmo nome (Meu INSS), como confirma Gabriel Leite:

Clique e ouça Gabriel Leite

Todos os benefícios por incapacidade temporária que necessitam de perícia inicial estão contemplados na medida, inclusive os segurados que estão com atestado e ainda não deram entrada no requerimento. A exceção do atendimento por Atestmed é para o auxílio-doença acidentário, aquele em decorrência de acidente de trabalho. Nesse caso, os servidores estão orientados a agendar perícia médica presencial.

Em caso de dúvidas, a população também pode ligar na Central 135, do INSS. O horário de teleatendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Por Sérgio Viana/Com informações do INSS

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: