Capa da Página Beneficiários do Bolsa Família estão sendo vítimas de golpes: saiba como se proteger - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

27/03/2024 às 08:55h

Beneficiários do Bolsa Família estão sendo vítimas de golpes: saiba como se proteger

Facebook

Beneficiários do Bolsa Família, se tornaram alvos da ação de criminosos. Durante o golpe, a vítima é orientada via ligações ou mensagens por e-mail e até por aplicativos, e acredita estar se recadastrando no programa do governo federal, quando na realidade está tendo a conta invadida.

Na maioria dos casos, o golpe é aplicado nestas duas etapas: ligação e mensagens. Os criminosos faz contato com a vítima por ligação e se identifica como sendo um representante do aplicativo Caixa Tem.

Com informações preliminares sobre as vítimas, o contato explica que o beneficiário corre o risco de perder o direito ao benefício caso o cadastro não seja atualizado imediatamente. A partir daí o cidadão tem os dados coletados e no final não recebem os valores.

Isadora Costa, gestora do Cadastro Único e Programas Sociais pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Pará de Minas faz o alerta e orienta os beneficiários. Segundo ela, no caso do programa Bolsa Família, a comunicação é feita apenas de forma presencial:

Clique e ouça Isadora Costa

Quem caiu no golpe sempre fica na esperança de recuperar o benefício, porém não há garantias ao usuário do programa, como explica Isadora Costa:

Clique e ouça Isadora Costa

Isadora ainda orienta que o beneficiário deve procurar a polícia em caso de golpes:

Clique e ouça Isadora Costa

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social reforça ao usuário de programas sociais que qualquer dúvida com relação ao Cadastro Único do Governo Federal ou Benefícios, procure o CRAS mais próximo de casa ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua do Acre, bairro São José. O telefone de contato é: (37) 3233-5900.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: