Capa da Página CEMIG orienta como economizar energia nas férias escolares - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

11/01/2024 às 09:06h

CEMIG orienta como economizar energia nas férias escolares

Facebook

O período de férias escolares pode provocar um aumento na conta de energia com vencimento em fevereiro, das residências. Essa tendência é justificada pelo fato de as pessoas ficarem mais tempo em casa neste período e também pelas altas temperaturas, que podem intensificar a utilização de equipamentos para a refrigeração do ambiente.

No caso de viagens, o ideal é que o cliente retire os equipamentos das tomadas, mantendo apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos, por exemplo. Isso evita o consumo de aparelhos em stand-by, responsável por até 15% do consumo do aparelho ligado.

Nesta época do ano, é comum receber visitas de parentes e amigos para passarem alguns dias na residência. Com mais pessoas em casa, também sobe a quantidade de banhos e de uso do chuveiro, que é um dos equipamentos domésticos que mais consome energia, por sua alta potência.

O engenheiro de Eficiência Energética da CEMIG, Thiago Batista preparou dicas valiosas para economizar energia e assim baratear a conta no fim do mês:

Clique e ouça Thiago Batista

Por ser outro equipamento com consumo representativo em uma residência, as geladeiras também merecem atenção especial. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês.

Por isso, é importante evitar o abre e fecha constante, especialmente em dias de calor intenso, uma vez que isso aumenta o tempo em que o equipamento fica operando.

Por: Kelvin Fernandes /Agência Minas

Fotos: Arquivos JC


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: