De segunda a sexta, das 8h as 17h
21/06/2024 às 07:28h
As comemorações dos santos “juninos” tradicionalmente em junho vem acompanhadas de um aumento no consumo de um alimento que não pode faltar na mesa dos brasileiros, o feijão.
Porém, o seu consumo tem sido reduzido nas mesas de brasileiros. Entre os motivos apontados como causa dessa queda estão o preço alto e a presença, cada vez mais forte, de alimentos ultraprocessados no prato. As dificuldades de pequenos produtores em manter a produção local também é destacada como um outro fator. O extensionista da Emater em Pará de Minas, Fábio Morais explica essa situação:
Clique e ouça Fábio Morais
Segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 16 anos, o consumo médio de feijão caiu mais de 50% no Brasil. O grão é essencial para a saúde humana e segundo a nutricionista, Nayara Jacob, a presença de alimentos processados deve ser observados pela população:
Clique e ouça Nayara Jacob
Um estudo de um grupo de estudantes do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) ainda evidencia a tendência dos últimos anos, em que o feijão deixará de ser consumido de forma regular – de 5 a 7 dias na semana – em 2025, conforme análise.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
29/01/2025 - Alta de pacientes com infecções sexualmente transmissíveis preocupa saúde pública
29/01/2025 - Dengue; Minas Gerais registra primeiros óbitos da doença em 2025
28/01/2025 - Dietas malucas; Será que é saudável comer 40 ovos todos os dias?
28/01/2025 - Moradores de Pará de Minas comentam sobre a expansão de bairros mais antigos da cidade
28/01/2025 - Manutenção: Prédios públicos da Secretaria de Cultura passam por revitalização
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h