03/01/2024 às 08:52h
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alerta para o perigo de afogamentos durante esse período das férias. Com o forte calor predominando em grande parte dos dias, muitas pessoas procuram piscinas, lagoas, ribeirões, cachoeiras, rios e praias como forma de se livrar das altas temperaturas e se refrescar.
Por esse motivo as autoridades alertam a população e pedem atenção redobrada para que nada de desagradável aconteça nesta época. Segundo levantamento da 2ª Companhia dos Bombeiros de Pará de Minas, a maior parte das ocorrências de afogamentos está ligada a ingestão de bebidas alcoólicas, como confirma o comandante da unidade, tenente Thiago Boaventura:
Clique e ouça Tenente Boaventura
O Corpo de Bombeiros também orienta ao banhista para que ele não entre em águas desconhecidas, redobre o cuidado em cachoeiras, fique atento a trombas d’água, use coletes em embarcações e seja precavido com a correnteza do mar quando for a praia.
Em caso de afogamento, se a vítima tiver consciente, ofereça uma corda ou um objeto para que ela seja puxada. Se a pessoa já estiver inconsciente, o ideal é duas pessoas fazerem o salvamento. Em situações de emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros através do 193.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
20/02/2024 - Mulher morre após ser sequestrada e deixada em chamas na BR-040
20/02/2024 - Semana com quatro dias de trabalho e obras em Limas do Pará
20/02/2024 - Pará de Minas sedia a etapa Nacional da 13° Expo Brasileira do Cavalo Campolina
19/02/2024 - Quaresma: cresce a procura por peixes, ovos e frango nesse período
19/02/2024 - Nutricionista explica sobre os malefícios do excesso do consumo do café
19/02/2024 - Bombeiros orientam quanto aos riscos de acidentes com máquinas de lavar roupa